Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Governo do Estado do Maranhão foi construído à partir de uma solicitação da Governadora Roseana Sarney ao Secretário de Planejamento e Orçamento, que determinou a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação – SEATI o seu desenvolvimento como uma de suas prioridades.

Entrou em funcionamento no dia 24/09/2009 com uma proposta de ser um instrumento através do qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira do Poder Executivo do Estado do Maranhão, onde estão disponíveis informações sobre os recursos públicos estaduais transferidos para os municípios, assim como os dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo do Estado (Gastos Diretos, Transferência a Municípios e Despesas com Pessoal)

Desde a sua implantação o Portal vem recebendo melhorias contínuas, atendendo a solicitações de seus visitantes e daqueles que demonstram interesse em enviar sugestões.

Atualmente estão disponíveis aos visitantes alguns recursos que durante as pesquisas os auxiliam a encontrar de forma mais rápida e precisa as informações que procura. Por exemplo:

• Filtro por parte do nome – Permite ao visitante filtrar dentro do resultado obtido de uma pesquisa, se existe alguma ocorrência.

• (Consulta por Favorecido) Filtro pela inicial do nome – Permite ao visitante filtrar todos os favorecidos que tem seu nome com a inicial selecionada.

• Ordenação por coluna – No resultado de uma consulta, o visitante poderá ordenar o resultado de acordo com sua vontade.

Até o final do ano de 2009 foram realizados cerca de 3000 acessos ao Portal da Transparência e várias participações através do Fale Conosco do Portal.

Em contínuo desenvolvimento o Portal da Transparência, disponibilizará novos recursos para auxiliar a busca de informações por seus visitante. Esta em fase de teste e homologação a versão 2 do sistema de consulta do Portal que traz como principal característica a tecnologia Ajax, muito utilizada no conceito de Web 2.0, aprimorando a interação do visitante com o Portal.


A versão 2 do sistema de consulta, disponibiliza as seguintes melhorias:

Ganho em tempo de resposta das pesquisa;
Área de consulta: agora estamos utilizando toda a área do navegador para exibir o resultado da pesquisa, deixando o visitante mais confortável;
Filtro por parte do nome: nesta versão o filtro por parte do nome, marca o termo filtrado no texto, promovendo fácil identificação por parte do visitante;
Memória de consulta: Sempre que aprofundar um nível na consulta, quando retornar ao nível anterior, vou encontrar o mesmo como havia deixado;
Impressão: Agora está disponível uma funcionalidade que permite a impressão da consulta atual;
Novo Layout: A SECOM propôs um novo layout que será aplicado ao portal.

Também estamos estudando a possibilidade e melhor forma de disponibilizarmos aos visitantes a possibilidade de realização de consulta gráficas.