Mais de 70 alunos do Iema de São Luís começam estágio supervisionado nesta segunda, dia 14

Setenta e sete alunos do terceiro ano do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) começam a estagiar nesta segunda-feira, dia 14. O estágio supervisionado é fruto de uma parceria que o Governo do Maranhão firmou com empresas privadas e instituições públicas e privadas da capital maranhense por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, explica que ‘os alunos que concluem o terceiro ano vieram de uma escola que foi ‘absorvida’ pelo Iema, que incorporou a dimensão do curso técnico’. Almada destacou que os alunos selecionados são estudantes do curso de Informática em Manutenção e Suporte, e Informática de Programação. Na opinião do secretário, ‘com o estágio, não só estamos concluindo o ensino médio com eles, mas também os inserimos no mundo do trabalho”.

“O estágio é um instrumento educacional estratégico para formar bons profissionais, indispensável para completar o processo de formação e inserção profissional dos nossos estudantes no mundo do trabalho. É um momento de alta relevância em que conseguimos estabelecer com maior profundidade o diálogo entre a formação e o mundo do trabalho”, disse o secretário.

Jhonatan Almada ressaltou o papel da Pró-reitoria de Ensino do Iema. Ele lembrou que é a partir do contato que a Pró-reitoria mantém para identificar o interesse potencial e o campo de estágio que é firmado um convênio que juridicamente estabelece a relação entre o Iema e o órgão ou empresa que vai receber os alunos.

O pró-reitor de Ensino do Iema, professor Elinaldo Soares Silva, afirma que o objetivo principal do estágio supervisionado da escola “é fazer com que essa experiência profissional atue como instrumento de descoberta de novos talentos e formação de capital humano, contribuindo também para a inovação das empresas e estreitamento das relações do Iema com os setores produtivos”.

O estágio supervisionado dos alunos do Iema será de 180 a 200 horas e terá a duração de dois meses. O grupo vai estagiar em empresas privadas e instituições públicas e privadas como Detran/MA, Faculdade Pitágoras, TRE, Dona Rita Start up, Omnizy Start up, Neway Start up, Jucema e Seati.

De acordo com os responsáveis, os estágios serão realizados no turno da tarde e as empresas concedentes, parceiras do Iema, estão igualmente engajadas no sucesso dessa primeira vivência dos alunos no mundo do trabalho. Os alunos foram distribuídos nesses campos de estágio conforme a demanda de cada empresa ou instituição.

Ao final do estágio, os alunos serão avaliados e, em caso de aprovação, receberão o certificado correspondente dentro do certificado de conclusão do ensino médio técnico, que vai indicar a carga horária e o local onde realizaram o estágio.

Fonte: Site do Governo do Estado do Maranhão;
http://www.ma.gov.br/mais-de-70-alunos-do-iema-de-sao-luis-comecam-estagio-supervisionado-nesta-segunda-dia-14/