Governo apresenta Projeto “Navega Maranhão” no Fórum de Diretores Técnicos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), apresentou, durante a reunião do Fórum de Diretores Técnicos, realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) o projeto “Navega Maranhão- Infovia do Estado do Maranhão”. O evento teve duração de dois dias e contou com a participação de vários diretores e gerentes técnicos de todo o Brasil.

Reunião

O secretário adjunto da Seati, Nélio Alves Guilhon fez uma extensa apresentação do projeto “Navega Maranhão”, aos presentes. Durante sua explanação, o secretário adjunto contou que o projeto vai ampliar a rede no Estado, possibilitando inserção de novas tecnologias. Esse projeto, de início, abrangerá setenta e sete cidades do Maranhão, entre elas, Raposa, Imperatriz, Balsas, Grajaú, Açailândia e outras.

“Esse projeto é uma prioridade do governo Flávio Dino, pois visa a melhoria de aumento das ações de inclusão digital, com a oferta de infraestrutura. A primeira etapa, que será iniciada na região metropolitana de São Luís, interligará os órgãos públicos, feiras, praças, próximos até 1 km da rede de fibra já existente. Esse primeiro momento também contemplará várias cidades do interior do Maranhão”, destacou o secretário adjunto da Seati, Nélio Guilhon.

reunião

Logo após a apresentação, os participantes discorreram sobre diversos sistemas tecnológicos e aproveitaram para trocar conhecimentos. De acordo com Maria Sylvia Abaurre, diretora técnica do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), que participou do evento representando o vice-presidente da ABEP, Danilo Scalet, a ideia é também conhecer os projetos que cada afiliada está fazendo no seu Estado, e tentar alavancar o desenvolvimento do Brasil como um todo.

“O interessante desse tipo de evento também é que depois das discussões em grupo, cada participante leva para sua empresa, um resumo de todos os pontos abordados durante a reunião, além, claro, de permitir uma maior interação entre os diretores e técnicos”, ressaltou a diretora do Prodest.

Participaram ainda do evento, Marcello Duailibe, assessor especial da Seplan, que representou a secretária de Estado, Cynthia Mota Lima, os superintendentes da Seati, Andrea Telles e Ronald Campos, e os gestores Ronaldo Moura e Ana Paula Gouveia.