Control Books

O Control Book é um relatório gerencial que visa garantir a transparência dos serviços prestados ao Governo do Estado do Maranhão e à sociedade, este relatório está alinhado às melhores práticas estabelecidas pelo ITIL (Melhores Práticas em Gestão de TI) e tem como objetivo apresentar o status do Gerenciamento dos Serviços de Infraestrutura de TI e Suporte Técnico prestados pelo Consórcio UNIREMA. Este documento é elaborado e apresentado mensalmente, sendo disponibilizado até o 10 dia útil de cada mês, conforme estabelecido em ANS (Acordo de Nível de Serviço).

Este relatório contempla os diversos Acordos de Nível Operacionais (ANO’s) entre o Consórcio e a SEATI, além de demais informações que julga-se relevantes para o cliente da rede.

 O conteúdo do Control Book é gerado a partir dos:

Veja a apresentação detalhada de Contol Books da UNIREMA do ano 2015 (em formato PDF):

Veja a apresentação detalhada de Control Books da UNIREMA do ano 2014 (em formato PDF):

Conceitos importantes para melhor entendimento dos relatórios:

Item de Configuração:
Um item de configuração é um componente que faz parte ou está diretamente relacionado com a infraestrutura de TI. Um item de configuração pode ser um componente físico ou lógico, como exemplo: Roteadores, Switches, Placa de Rede, software entre outros.

O que é um incidente?
É uma interrupção não planejada ou uma redução na qualidade de um serviço de TI.

O que é um problema?
É a ocorrência de um ou mais incidentes ou quando a causa raiz é desconhecida.

Gestão de Incidentes (Meta e objetivo):
Tem como objetivo, restaurar a operação de serviço normal o mais rápido possível e minimizar o impacto negativo sobre as operações de negócio, garantindo assim que os melhores níveis de qualidade de serviço e disponibilidade sejam mantidos.

Obs. “Operação normal de serviço” é definida aqui como a operação de serviço dentro dos limites do ANS.

Gestão de Problemas (objetivo):